Somos cristãos? Então devemos compreender uma verdade essencial do evangelho: “Nós morremos para o pecado”. Esta realidade espiritual não é apenas uma frase bonita, mas o fundamento da vida cristã. Ser cristão não é vestir uma camiseta com a frase “Eu amo Jesus”, nem repetir palavras religiosas sem transformação interior. Ser cristão é viver diariamente demonstrando que o pecado já não reina em nós, que nosso coração foi regenerado e que, apesar das lutas, pertencemos a Cristo. Mas, acima de tudo, é ser verdadeiro diante de Deus, não apenas diante dos homens.
Os fariseus e escribas pareciam piedosos externamente, mas por dentro eram sepulcros caiados. Cristo denunciou essa religiosidade superficial. Isso nos ensina que a vida cristã vai muito além da aparência: é uma realidade interior, espiritual e profunda. Mortos para o pecado significa que já não vivemos sob o domínio dele. Não significa que nunca mais pecaremos, mas que, quando tropeçamos, sentimos tristeza, nos arrependemos e buscamos santidade com sinceridade.
Por isso Paulo ensinou com tanta clareza:
1 Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça seja mais abundante?
2 De modo nenhum! Nós que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?
3 Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?
4 De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.
Romanos 6:1-4
Nos primeiros versículos, Paulo deixa claro que a graça não é desculpa para continuar pecando. O cristão não abraça o pecado, não se conforma com ele e não se deleita nele. Pelo contrário, o cristão luta, resiste, combate e busca a santificação diariamente. Mortos para o pecado significa que uma mudança radical aconteceu em nosso interior.
Nos versículos 3 e 4, Paulo aprofunda a doutrina. Ele afirma que fomos batizados na morte de Cristo. Isso significa que, quando cremos, espiritualmente morremos com Cristo e também ressuscitamos com Ele para uma nova vida. Assim como Cristo ressuscitou pela glória do Pai, também nós devemos andar em novidade de vida. Essa novidade é viver diferente do mundo: amar o que Deus ama, rejeitar o que Deus rejeita e buscar a santidade que glorifica o Senhor.
A morte de Cristo na cruz nos trouxe salvação, reconciliação e nova vida. O sacrifício de Cristo não foi apenas para nos livrar da condenação eterna, mas para transformar o nosso presente. Antes, vivíamos presos ao pecado; agora, temos liberdade para obedecer a Deus. Antes, éramos escravos; agora, somos filhos. A cruz nos deu acesso ao Pai e abriu o caminho para vivermos espiritualmente vivos diante Dele.
Por isso, irmãos, não podemos continuar sendo os mesmos. O evangelho exige transformação. Devemos abandonar tudo o que desagrada ao Senhor: atitudes, vícios, palavras, pensamentos e hábitos que ferem a santidade de Deus. A graça não é permissão para pecar; é força para vencer o pecado.
Mas também devemos lembrar de uma verdade consoladora: quando pecamos, temos um Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo. Ele não nos rejeita; Ele nos restaura. Ele nos chama ao arrependimento e nos levanta com Sua graça. Portanto, vivamos como aqueles que realmente morreram para o pecado e ressuscitaram com Cristo para uma nova vida de obediência, fé e santidade.
13 comments on “Mortos para o pecado”
Se você acredita que Jesus Cristo morreu por nós e carregou o pecado do mundo pra si e acredita que Jesus Cristo é o único Salvador da sua vida e que a morte dele não foi em vão, então você morreu pro mundo.
Deus está presente em todos os momentos das nossas vidas, até quando levamos. Deus nunca nos abandonará, por mais que pecarmos 1000 mil vezes, Ele nos entenderá e nos perdoará, basta fazermos por onde. Deus é um ser misericordioso e compassivo, Ele sempre fará de tudo para o nosso bem e nos ajudará a amadurecer com os nossos erros, para que não os cometamos de novo. Amém!
Obrigado senhor por essas palavras verdadeira gloria a Deus amém.
O meu senhor Deus está presente em todos os momentos da minha vida, porque só vivo pô ele é com ele obrigada meu senhor Deus por sua misericórdia comigo e minha família.como e bom viver com o seu amor incondicional lhe dou glória em nome de Jesus Cristo meu senhor.
Obrigado meu Senhor e meu Deus por ter mandado seu Filho Jesus Cristo para nos salvar e perdoar os nossos pecados. Toda honra e toda Glória ao Senhor nosso Deus e a Jesus Cristo, meu Senhor e Salvador, pois sempre protege a mim e a minha família e nos livra de todos os males. Te louvo Pai e agradeço pelas bênçãos que tem me dado. Te amo e te adoro Jesus e te peço que perdoe os meus pecados para que possa sempre viver na Tua graça Senhor! Amém!
Amém! O Senhor é meu Pastor e nada me faltará agradeço meu Deus por tudo e principalmente por ter dado seu único filho Jesus para nos salvar de nossos pecados toda honra e toda glória agora e sempre.Louvado seja Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo Amém.Te amo Jesus de todo meu coração 🙏🙏
Obrigado meu querido Deus por ter mandado seu filho único para morrer por nós,aleluia Glória a Deus aleluia,eu creio em ti senhor Jesus Cristo,que o senhor é o nosso salvador.
Meu advogado é o meu senhor ele me defende do acusador,Jesus amém 🙏🙏
Deus fiel nosso advogado amém 🙏🙏🙏🙏🙏🙏
Amém!
Nós devemos procurar não decepcionar e ir contra as palavras e ensinamentos de Jesus. Claro que esse dever é muito complicado para a maioria, pois o ser humano está sempre em erro, mesmo que não queira. Porém, ao pecarmos, devemos pedir perdão ao nosso pai misericordioso para que tenha piedade de nós pelos nossos erros. Louvemos e agradecemos sempre a Ele pela sua compaixão em nos perdoar. Amém!
Busquemos fazer o possível para tirar tudo aquilo que nos afasta do Senhor dos nossos caminhos. Somos seres humanos que vivem em constante erro e aprendizado, e disso o Senhor está ciente. Porém, devemos focar e manter nossas energias naquilo que vai de encontro com os propósitos do Senhor. Além disso, sempre que errarmos procuremos nos retratar com o nosso pai para buscar seu perdão. Amém!
Amém!