Todo aquele que não tem misericórdia, julga sem misericórdia, e é por isso que o versículo que vamos analisar neste artigo nos fala de todo aquele que julga sem misericórdia, pois ele também será julgado da mesma forma.
Nesta escritura, Tiago nos adverte a respeito de termos uma obediência seletiva, de guardarmos também os mandamentos de nosso Senhor, pois todos nós sabemos que devemos estar sempre preparados, pois podemos pecar de diferentes maneiras.
Trata-se de uma admoestação contra as pessoas que gostam de fazer acepção de pessoas e é por isso que Tiago dá este exemplo de muitos que gostam de tratar os outros conforme a roupa que vestem.
Porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia; e a misericórdia triunfa sobre o juízo.
Tiago 2:13
É por isso que ele fala aos seus irmãos sobre a parcialidade, sobre mandar embora o que está mal vestido e receber o que vem bem vestido, oferecendo-lhe os melhores assentos.
É por isso que, quando se trata de fazer misericórdia para com os outros, por muito bem que estejamos vestidos, por muito bem que estejamos em termos económicos, temos de amar o nosso próximo. Também devemos amar e ter misericórdia daquele que nada tem e que está mal vestido.
Irmãos, amemos o nosso próximo, como nos sugere Tiago neste capítulo, façamos misericórdia com todos, quer tenham bens materiais ou não, porque a misericórdia de Deus é para com todos.