Vir a Cristo não é tão fácil quanto muitos pensam; na verdade, é um passo profundo, transformador e que exige entrega total. Muitos acreditam que quando você chega a Cristo os problemas desaparecem, que a vida se torna um caminho de tranquilidade absoluta e que, de repente, todas as dificuldades se vão. Mas isso não é verdade. Ser cristão tem um custo — e um grande custo. Jesus deixou isso claro quando disse que devemos tomar nossa cruz diariamente para segui-Lo. Devemos apagar a ideia de que tudo é um mar de rosas. Embora seja verdade que há uma paz que Cristo coloca em nós, uma paz que excede todo entendimento, também é verdade que enfrentamos batalhas, provações e desafios. Contudo, mesmo em meio às maiores tempestades, se Cristo está conosco, então podemos descansar nas ternas e poderosas mãos do nosso Senhor.
O salmista disse:
3 É ele quem perdoa todas as tuas iniqüidades, quem sara todas as tuas enfermidades,
4 quem redime a tua vida da cova, quem te coroa de benignidade e de misericórdia,
Salmos 103:3-4
Nós servimos a um Deus extraordinário, um Deus que opera maravilhas e cujo cuidado é constante. Ele nunca está ocupado demais para nos ouvir. Nosso Deus sempre está presente, atento, disponível e disposto a nos ajudar em nossas necessidades. É por isso que o salmista declara com tanta convicção: “Ele quem sara todas as tuas enfermidades.” Essa afirmação não é apenas poética; ela é real. Significa que Deus é quem cura o corpo, restaura a alma, fortalece o espírito e traz alívio onde ninguém mais pode alcançar.
Não importa qual problema você esteja enfrentando. Não existe prova maior do que Deus, não existe dor mais profunda do que Seu amor, não existe dificuldade mais forte do que Seu poder. Nosso Deus é poderoso para nos socorrer e não permitirá que afundemos no buraco em que nos encontramos. Ele levanta o caído, sustenta o fraco, consola o triste e dá força ao cansado. Quando tudo parece perdido, Ele abre caminhos onde não parecia haver saída. Quando a esperança se apaga, Ele reacende a chama no coração daqueles que confiam nEle.
É um privilégio inestimável podermos crer no Deus da Bíblia. Não servimos a um deus distante ou indiferente, mas ao Deus vivo, que se importa profundamente conosco. É Nele que encontramos refúgio seguro, abrigo nos tempos difíceis e descanso para nossa alma. Ele nos guarda, nos mantém e nos livra de todo mal, mesmo quando não percebemos. Quantas vezes Deus nos protegeu de perigos invisíveis, livrou-nos de decisões erradas e nos salvou de situações que poderiam nos destruir? Tudo isso é manifestação de Sua graça e fidelidade.
Além de tudo isso, Deus fez promessas para nós através das Escrituras. Suas promessas não mudam, não falham e não perdem validade. Elas são eternas, firmes e verdadeiras. Temos que nos apegar a elas com fé, crendo fielmente nas palavras do salmista que dizem: “quem te coroa de benignidade e de misericórdia.” Deus não apenas nos livra; Ele nos honra. Ele nos coroa com Sua bondade, derrama Sua misericórdia sobre nós e nos envolve com Seu amor diário.
Por isso, devemos louvá-Lo. Louve a Deus pelo bem que Ele tem sido conosco. Louve-O pelas vezes em que nos sustentou, pelas vezes em que nos deu força quando não tínhamos força alguma, pelas vezes em que nos renovou quando estávamos cansados, pelas vezes em que nos levantou quando caímos. Louve-O porque Ele é digno de todo louvor. A caminhada cristã tem desafios, mas nela encontramos o maior tesouro da vida: a presença constante daquele que nunca nos abandona.