Bendito seja o Senhor para sempre, glorifiquemos o seu nome, exaltemos aquele que vive para sempre, todos os dias nos liberta de todo o mal e tem piedade de nós em todo o tempo. Um Deus maravilhoso, misericordioso, cheio de graça e compaixão. Ele não nos trata segundo nossos pecados e nem nos abandona nas horas de aflição. Seu amor permanece firme, constante e inabalável, mesmo quando nós falhamos. É por isso que, com o salmista, devemos dizer: bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o Seu santo nome.
Ele é o que perdoa todas as tuas iniqüidades, que sara todas as tuas enfermidades,
Salmos 103:3
É bom lembrar que é Deus quem nos perdoa. Ele limpa nosso caminho, restaura nossa vida, remove nossas culpas e nos liberta das cadeias espirituais que nos prendiam. Somente Ele pode tocar o coração humano e transformá-lo completamente. Ele perdoa pecados, sara enfermidades, ilumina nossa mente e nos livra das trevas. Quando pensamos onde estaríamos se não fosse a misericórdia do Senhor, percebemos que cada dia é um milagre da Sua graça.
Todos os dias devemos proclamar Seu nome e agradecer por cada uma das coisas que o Senhor faz em nossas vidas. Deus é forte e poderoso. Assim como libertou o salmista Davi das garras do leão, assim como o livrou das mãos de Saul, assim também Ele cuida dos Seus filhos. O salmista experimentou livramentos extraordinários, e nós também experimentamos a proteção divina em situações que muitas vezes nem percebemos. Deus, em Sua bondade, luta nossas batalhas silenciosamente.
Que redime a tua vida da perdição; que te coroa de benignidade e de misericórdia,
Salmos 103:4
A Bíblia menciona inúmeras pessoas das quais Deus teve compaixão e misericórdia: Daniel foi libertado da cova dos leões; os amigos de Daniel foram preservados no fogo ardente; Elias foi sustentado em tempos de seca; Davi foi poupado inúmeras vezes quando seus inimigos o buscavam. Deus é um Deus de misericórdia, Ele governa tudo com perfeição, soberania e sabedoria. Sua misericórdia não tem fim e alcança aqueles que O temem e O buscam com sinceridade.
Seu nome está acima de todos os nomes. Todos os que tentaram enfrentar o Senhor caíram, desde Faraó até os inimigos de Israel. Todos os que blasfemaram contra Deus foram abatidos diante Dele. Mas, apesar de todo o poder e majestade do Senhor, Ele nos dá uma oportunidade de arrependimento, uma porta aberta para a vida eterna. Muitos rejeitaram essa oportunidade e seguiram o caminho da rebeldia, e por isso pereceram. Mas aqueles que se curvam diante do Senhor encontram perdão, restauração e paz.
Que farta a tua boca de bens, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia.
Salmos 103:5
Estas são palavras de consolo e restauração, palavras que renovam a alma e fortalecem o coração. Elas foram escritas para todos aqueles que enfrentam perseguições, injustiças, enfermidades ou momentos de grande aflição. Davi, o autor destes versos, sabia muito bem o que era fugir, esconder-se, ser traído e ser perseguido. Saul o caçava dia e noite, desejando sua morte. No entanto, mesmo no deserto, nas cavernas e nos vales de sombra, Deus estava com ele. E o mesmo Deus que renovou o vigor de Davi também renova o nosso.
Quando Deus farta nossa boca de bens, isso não significa apenas provisão material, mas também provisão espiritual: paz, alegria, força, sabedoria, esperança e direção. Ele renova nossa mocidade como a da águia, dando-nos ânimo novo, coragem para seguir e vigor para continuar lutando. Mesmo quando nos sentimos fracos, Deus nos faz voar alto novamente.
Que possamos lembrar diariamente da bondade do Senhor, louvá-Lo por Seu perdão, Seu amor e Sua misericórdia. Bendito seja o Seu nome para todo o sempre.