Todos nós temos lido um pouco da história do povo de Israel, e especificamente quando estavam no Egito e Deus os tirou com mãos fortes de lá. Sem dúvida, Deus mostrou um amor incrível por esse povo, fazendo maravilhas, sinais e prodígios diante de seus inimigos, mostrou-lhes que estava com eles e que não tinham nada a temer.

O capítulo 14 do Êxodo nos diz como Deus fez seu povo passar no seco pelo Mar Vermelho. Mas, antes deles passar a dúvida veio a seus corações quando viram que os egípcios estavam vindo atrás deles e disseram:

12 Não é isto o que te dissemos no Egito: Deixa-nos, que sirvamos aos egípcios? Pois melhor nos fora servir aos egípcios, do que morrermos no deserto.

Êxodo 14:12

Você dirá: “Que cedo foi coração de Israel após a dúvida”. É verdade, em muitos momentos eles são apresentados como um povo que duvida e até se afasta de Deus em um determinado momento, no entanto, devemos saber que isso não era qualquer momento, seus inimigos estavam vindo trás eles e a direção para a qual eles estavam indo era o mar. Isto não é um apoio para a sua pouca fé, mas a partir daqui podemos obter uma pergunta que responderemos em nossa mente: O que faríamos em tal situação?

Nós também temos feito a mesma coisa que eles fizeram em tempos de “provação”, e dissemos: Onde você estás Senhor? Só talvez o fazemos com palavras menos dramáticas, mas no final é o mesmo.

Em um momento como este, Israel precisava de um líder e não de qualquer líder, e o bom é que eles o tinham, então, Moisés disse para eles naquele momento difícil:

13 Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do Senhor, que ele hoje vos fará; porque aos egípcios que hoje vistes, nunca mais tornareis a ver;

Êxodo 14:13

Como consolam estas palavras que Moisés disse ao povo de Israel. Ele não julgou seu coração insensato, senão os encorajou a continuar acreditando em Deus, embora estivessem de frente para o mar e com os egípcios que vinham atrás.

Moisés continua dizendo:

14 o Senhor pelejará por vós; e vós vos calareis.

Êxodo 14:14

Que essas palavras também alcancem nossos corações e que entendamos que as nossas batalhas não as pelejamos sozinhos, senão que Deus está conosco para nos ajudar a lutar. Não estamos sozinhos, e isso deve nos encorajar no meio do deserto, no meio de nossas provações.

This article has 41 Comments

  1. Esse também faz parte do papel do Espirito Santo. Ele habita em nós e quer guiar-nos a cada momento, dando-nos paz nas guerras e complexidades da vida. A direção vem d’Ele! SÓ temos que nos deixar conduzir…

    1. Obrigado meu Deus por sempre estar ao meu lado e da minha família. Obrigado Jesus, meu Senhor e Salvador, por ser meu ajudador, consolador, me amar e ter misericórdia de mim. Meu Deus, em nome de Jesus, te peço para que cintura sempre do.meu lado e guie minha vida para que eu sempre o sirva e ensine a Tua Palavra aos meus irmãos. Sei Jesus que ao teu lado serei mais do que vencedor. Toda honra e toda glória seja dada a Ti Senhor. Glória a Deus Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Amém! O meu Deus é o Deus do impossível e sempre me dará a vitória. Amém!

  2. Como é bom ter em quem confiar em um deus maravilhoso e poderoso que tudo ele faz confiamos nele que ele irá a nossa frente deus forte que livrou todo este povo amem

  3. Que nosso senhor Jesus Cristo filho de Deus tenha compaixão e que remove minha fé a cada dia 🙏esperando no senhor um milagre eu creio Amém …

  4. Amém eu acredito que tudo tem seu tempo certo o que temos que fazer é ter fé que Deus existe e colocar ele no controle de todas as coisas e na hora certa ele com a sua misericórdia e infinita bondade nos cubra com o seu Santos manto de misericórdia e piedade em nome do senhor Jesus amém

  5. Nada é impossível para Jesus, em todas as batalhas que enfrentarmos, Ele estará lá para dar o nosso suporte e nos erguer para que fiquemos mais fortes. Confiemos no Senhor, tenhamos fé, sejamos honestos com Ele, que Ele tudo fará por nós. Amém!

  6. Amém! Eu creio e te agradeço meu Deus por tudo. Pois Tu és poderoso, maravilhoso e misericordioso, so o Senhor para nos guardar e nos livrar das ciladas do inimigo, a Ti toda honra e toda glória agora e para sempre.Louvado seja Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, Amém.Te amo Jesus de todo meu coração 🙏🙏

  7. Obrigado Senhor Jesus Cristo obrigado meu Deus por me fortalece e por pelejar por mim te agradeço em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo Amém 🙏🏾

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *