É bem verdade que nós não vemos como Deus vê. Essa é uma das grandes limitações humanas: aos nossos olhos, a aparência externa, a capacidade intelectual ou a preparação acadêmica parecem ser os critérios principais para escolher alguém para uma função importante. Julgamos pelo currículo, pela força, pela postura, pelo brilho aparente. Mas o Senhor enxerga muito além da superfície. Ele sonda as profundezas do coração, onde nenhum homem pode alcançar, e escolhe pessoas que, segundo os critérios humanos, jamais ocupariam a posição que Ele lhes confia.
A Bíblia nos apresenta um exemplo extraordinário dessa verdade. Deus chama o profeta Samuel e pergunta até quando ele continuaria lamentando pelo rei Saul, pois Saul havia sido rejeitado como rei de Israel. Em seguida, o Senhor envia Samuel à casa de Jessé, em Belém, para ungir um novo rei dentre seus filhos:
O Senhor disse a Samuel: “Até quando você irá se entristecer por causa de Saul? Eu o rejeitei como rei de Israel. Encha um chifre com óleo e vá a Belém; eu o enviarei a Jessé. Escolhi um de seus filhos para fazê-lo rei”.
1 Samuel 16:1
Jessé jamais imaginou que Deus havia escolhido um de seus filhos para a maior posição da nação. Quando Samuel chegou e viu os primeiros filhos de Jessé, ele imediatamente julgou pela aparência e pensou: “Certamente é este o ungido do Senhor.” Aos olhos humanos, era lógico: homens fortes, preparados para a guerra, dotados de postura imponente. Mas Deus o repreendeu:
O Senhor, contudo, disse a Samuel: “Não considere sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração”.
1 Samuel 16:6-7
E assim, um por um, os filhos de Jessé passaram diante do profeta — homens que, humanamente falando, tinham tudo para serem considerados candidatos perfeitos ao trono. Porém, todos foram rejeitados. A escolha de Deus não estava entre aqueles que os homens consideravam fortes, valentes ou preparados. Algo estava faltando naquela fila de candidatos.
Por isso Samuel perguntou a Jessé:
“Estes são todos os filhos que você tem?” Jessé respondeu: “Ainda tenho o caçula, mas ele está cuidando das ovelhas”. Samuel disse: “Traga-o aqui; não nos sentaremos para comer enquanto ele não chegar”.
1 Samuel 16:11
E então Davi apareceu. O menor, o esquecido, o que ninguém havia sequer considerado digno de estar presente. Enquanto seus irmãos eram soldados treinados, Davi estava nos campos, cuidando das ovelhas, enfrentando ursos e leões, desenvolvendo um coração valente diante de Deus. A Bíblia diz:
Jessé mandou chamá-lo e ele veio. Ele era ruivo, de belos olhos e boa aparência. Então o Senhor disse a Samuel: “É este! Levante-se e unja-o”.
1 Samuel 16:12-13
Naquele momento, diante dos olhos incrédulos de seus irmãos, Davi foi ungido. E a partir daquele dia, o Espírito do Senhor se apoderou dele. Deus não escolheu o mais forte, o mais preparado ou o mais visível. Ele escolheu o que tinha um coração segundo o Seu coração.
Essa história nos ensina algo profundo: os critérios de Deus não são os critérios dos homens. Aqueles que são desprezados, ignorados, esquecidos, muitas vezes são justamente os escolhidos pelo Senhor. Enquanto o mundo valoriza força, beleza, posição e influência, Deus valoriza caráter, humildade, obediência e sinceridade.
Que essa narrativa nos ajude a compreender que, quando Deus tem um propósito para alguém, nenhuma opinião humana pode impedir. E que possamos descansar sabendo que o Senhor não escolhe como o homem escolhe, mas segundo aquilo que Ele vê no coração.
26 comments on “Deus não vê como nós”
A Bíblia é toda linda. Ver as maravilhosas histórias que ela nos conta, faze- nos simplesmente amar. É uma coisa preciosa. Vale a pena conhecer.
É eu creio que Deus não vê mesmo as coisas como nós..ele vê alem de nós e bem antes de nascermos…e de nossos ante passados….vê o íntimo de nossos pensamentos…ações, atitudes, decisões, porisso melhor consultar-mos ele antes….em oração….
Deus seja louvado e glorificado ternamente Amén.
Senhor Deus meu,muito obrigado por está sempre comigo
E por mas que eu tenho falhado o senhor nunca me abandonou
Louvado seja o nome do senhor Amém
Amém!
Deus é fiel.
Eu entendi que mesmo que você seja rejeitado deprimido e etc não precisa ficar triste porque Deus está sempre ao seu lado ele vai te ajudar com o que precisar e sempre quando você precisar dele ele vai estar ao seu lado se você confiar nele amei
Aleluia Glórias a Deus todo Poderoso só o Senhor Deus esquadrilha nosso coração o Senhor é Maravilhoso vê o íntimo de cada um de nós obrigado pelas suas palavras te agradeço em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo Amém 🙏
Amém. obrigada senhor Deus por ter olhar diferente para com seus filhos assim seja feita a sua vontade em nós em nome de Jesus Cristo meu senhor.
Sim, Deus é Poderoso,Maravilhoso e Misericordioso e vê todas as coisas que nos não vemos, além de escolher para ser rei aquele mais humilde e que o louva e teme! Obrigado meu Pai por ter nos dado o sangue de Jesus para perdoar os nossos pecados e fazer uma nova aliança com o homem! Louvado seja o Filho de Deus Nosso Senhor Jesus Cristo, que morreu e ressuscitou para nos dar a vida eterna. Te amo e Te louvo Jesus, meu Senhor e Salvador! Amém!
Os pais e os irmãos de Davi não dava nda para por ele só pq ele era o menor e cuidadava das ovelhas mas Deus usa os pequenos para confundir os sábios.
Amém senhor
obrigado meu Deus!!
glória seu nome. amém
O nosso Deus,e Pai,é mesmo tremendo…Um Deus,que vê além das aparências,esquadrinha o coração e, vê o profundo,desnuda a alma,e vê com clareza quem somos nós. Isso é muito forte, maravilhoso. Meu Paizinho Eterno, eu te agradeço,por ter me chamado para fazer parte desse exército dos Teus servos. Acha em mim,oh meu Deus, verdadeira adoradora. Louvado,exaltado seja O nome Santo de Jesus. Toda honra,toda glória e todo louvor sejam para Ti,meu Senhor amado. Amor da minha vida.
Glória a Deus,ó Deus pai só o senhor Deus sabe o jeito do meu coração,limpa senhor Deus toda a imundice quê à no meu coração,em nome do senhor Jesus. Amado Deus todo poderoso e misericordioso Deus eu peço perdão dos meus pecados em nome do senhor Jesus amém.
Amém! Gloria a Deus toda honra e louvor agora e sempre.Te amo Jesus meu Senhor e Salvador 🙏🙏
Deus nos surpreende na hora certa, às vezes achamos que estamos fazendo o certo, quando na verdade, estamos errando. Deus é maravilhoso em tudo que faz
Amém! 🙏🏻
Glórias a Deus em nome do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo! 🙌🏻
Que Deus abençoe a todos nós! 🙏🏻
Aleluias!!
Amém
Amém verdade pai maravilhoso,me ensina a ver com os seus olhos amém.
Muitas pessoas ao nosso redor se acham superiores por terem status e títulos que nós não temos, o que as torna mais visível para a sociedade. Porém, não importa o que essas pessoas tenham conquistado de tão bom, pois Deus olha mais a nossa alma e se preocupa mais com o que temos em nosso coração. Portanto, nunca nos sentiremos inferiores a pessoas mais destacáveis, pois para Deus, nós somos um holofote. Amém!
Deus é maravilhoso,ele se lembra de todos independente de suas características e nível intelectual e classe social Deus vê o nosso coração,amém por essa palavra 🙏
Meu Senhor e meu Deus, em.nome de Jesus, meu Senhor e Salvador, Te agradeco.por tudo que tem feito na minha vida e da minha familia. Te amo e te adoro Senhor, e sei que só Tu tem a capacidade de ver todas as coisas, as quais não enchergsmos. Jesus perdoa os meus pecados para que eu possa ter sempre o.meu coração limpo e receba as Tuas reiteradas bênçãos. Não sou digno.de que entreis em.minha casa, mas dizeis uma só palavra e minha alma será salva. Toda honra e toda glória seja da a Ti Senhor. Glória a Deus, louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo e o Espírito Santo de Deus! Amém!
Deus não vê como nós porque nós só ver aparência e físico mas Deus ver o nosso coração porque o nosso coração que agrada a Deus se o nosso coração não estiver como Deus quer não agrada ele porque Deus gosta dessas pessoas que tenha coração bom e maravilhoso como Davi foi um exemplo ele era agradável aos olhos de Deus por isso que deu surgiu ele como rei porque o coração de Davi era puro não tinha maldade por isso que Deus se agradou dele eu não foi pela aparência e nem pela altura e sim pelo coração os irmãos de Davi não tinha isso mas deve tinha tudo isso para agradar a Deus por isso que nós também temos que ter o coração limpo para agradar o pai do céu porque ele vê tudo se pensa que nós engana a Deus estamos errado porque Deus está sempre olhando para nós lá do céu obrigado pai amém
As aparências enganam, muitos admiram pessoas por aparentarem serem de boa índole e por suas conquistas, mas não sabem metade do que se passa por trás da pessoa. Única pessoa que devemos admirar e confiar é o nosso pai, pois Ele não nos engana nem nos da falsa impressão. Tenhamos muito cuidado com as pessoas de má fé que pregam ser o que não são. Sejamos sempre honestos. Amém!
Nós não devemos nos sentir inferiores a ninguém, pois Deus sabe o nosso verdadeiro valor, aquilo que há dentro do nosso coração e é melhor do que qualquer outra qualidade que as pessoas possam vir a manifestar. Devemos reconhecer tudo o que há de melhor em nós mesmos e valorizar essas características, pois todos temos nossas diferenças e cada uma delas é especial para o nosso pai. Amém!