Artigos Cristãos

Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom

Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom

Que bom é louvar ao Senhor e cantar salmos ao seu nome. Devemos louvá-Lo todos os dias pela sua grandeza, pela sua fidelidade e porque Ele tem misericórdia de todos os seres humanos. Não há um só dia em que Deus deixe de demonstrar Seu cuidado, Sua bondade e Seu amor. Por estas boas obras nós levantamos nossas mãos, dando honra e glória ao Deus Todo-Poderoso, reconhecendo que Ele é digno de todo o nosso louvor e de toda a nossa adoração.

Como o salmista Davi disse, proclamando a grandeza do Senhor: “quão bom é louvar-te, Senhor, e cantar salmos ao teu nome”. Davi compreendia que, toda vez que ele glorificava a Deus, sua alma encontrava descanso. Havia paz dentro dele, havia alegria e havia renovação. Louvar a Deus não era um ritual vazio, mas uma experiência transformadora que o aproximava da presença divina e fortalecia seu espírito. Esse mesmo privilégio também é nosso — cada vez que louvamos, somos renovados.

Dai graças ao Senhor, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre.

1 Crônicas 16:34

Este homem de Deus, Davi, gostava de glorificar e abençoar o nome do Senhor. Ele não só adorava sozinho, mas convidava o povo a fazer o mesmo. Davi buscava motivar as pessoas a exaltarem o nome do Deus Todo-Poderoso. Ele queria que todos vissem a bondade do Senhor, que todos reconhecessem Suas maravilhas e que todos experimentassem a alegria de adorá-Lo com sinceridade. Para Davi, louvar a Deus era um privilégio coletivo, um momento em que o povo se unia em um só coração para engrandecer o Criador.

O povo também viu as maravilhas que o Senhor estava realizando. Eles contemplaram com seus próprios olhos todos os feitos poderosos de Deus. Viram quando o Senhor destruiu nações inteiras para defendê-los de seus adversários. Viram o livramento, a vitória, a proteção e a mão forte do Senhor sobre Israel. Não era apenas história — era testemunho vivo. Deus lutava por Seu povo, e isso enchia seus corações de gratidão e reverência.

E dizei: Salva-nos, ó Deus da nossa salvação, e ajunta-nos, e livra-nos das nações, para que demos graças ao teu santo nome, e exultemos no teu louvor.

1 Crônicas 16:35

A coisa maravilhosa sobre tudo isso é que, mesmo quando o povo se tornava rebelde, mesmo quando não obedecia ao chamado de Deus, o Senhor ainda assim agia com misericórdia. Eles se afastavam, murmuravam, escolhiam caminhos errados — e, ainda assim, Deus os livrava da destruição. Ele os protegia das mãos daqueles que queriam destruí-los. Deus lhes dava a vitória, não porque eram perfeitos, mas porque Ele é fiel. E quando percebiam o que Deus havia feito, o povo abençoava o nome do Deus Todo-Poderoso, reconhecendo que o livramento vinha somente dEle.

Eles então levantavam a voz em alta, proclamando o nome do Senhor, dando louvor, honra e gratidão ao Deus que sempre mostrou misericórdia. Eles sabiam que tudo o que tinham vinha das mãos de Deus, e que somente Ele podia libertá-los de todo o mal. Os cânticos de louvor ecoavam como testemunho eterno da fidelidade divina.

Bendito seja o Senhor Deus de Israel, de eternidade a eternidade. Então todo o povo disse: Amém! e louvou ao Senhor.

1 Crônicas 16:36

Que essa mesma atitude esteja em nossos corações. Todos os povos, batam palmas, levantem suas mãos e louvem o Deus de Israel. Glorifiquem o Seu nome, deem a Ele toda a glória, honra e exaltação, pois Ele fez todas as coisas com Suas mãos. Grande e majestoso é o nosso Deus por toda a eternidade, e Seu nome deve ser exaltado hoje e para sempre. Louvemos ao Senhor enquanto temos vida, pois Ele é bom e Sua misericórdia dura para sempre.

A palavra do nosso Deus permanece para sempre
Deus te coroa de favores e misericórdia

Sair da versão mobile