É verdade que os ímpios obtêm muitos ganhos ilícitos e, no momento, riem e se divertem com isso, mas também sabem que sua calamidade está chegando, e isso ninguém pode impedir, pois é o juízo do Senhor.
Essa é uma advertência contra a preguiça e a falsidade que reinam em inúmeros corações atualmente. A calamidade logo se abaterá sobre eles e eles pagarão por seus atos; serão punidos porque seus corações e mentes estão determinados a praticar o mal.
Salomão fala sobre a característica do homem que é perverso e mau, aquele cujos pensamentos se desviam. Essa é a forma pecaminosa do homem mau.
É por isso que este capítulo define o início de como o homem começa, e esse é o homem preguiçoso:
Pelo que a sua destruição virá repentinamente; subitamente será quebrantado, sem que haja cura.
Provérbios 6:15
As características usadas por Salomão são muito claras: o homem preguiçoso não quer trabalhar dignamente, mas sim ter tudo fácil, e esse é um caminho muito inútil para esse homem. Mas tudo dá uma grande volta porque seus pensamentos são maus.
Um homem de boca perversa, pois da sua boca saem palavras desordenadas e cheias de fragmentos, que causam lições muito fortes e destrutivas.
O homem perverso será grandemente punido; ele cairá repentinamente em calamidade e será quebrado por sua corrupção e pelos danos causados. Para essas mentes não haverá remédio.