O capítulo 2 de Miquéias condena a ganância e a opressão do povo do Senhor. Ele se concentra especialmente nos ricos que se apoderam das terras e propriedades de outras pessoas. Portanto, o profeta Miquéias profere palavras de confronto.
Nos capítulos 2 a 5, podemos ver claramente por que Miquéias denuncia aqueles que procuram se apropriar de terras e possessões: seus corações estavam longe do Senhor, evidenciando que seus olhos e desejos estavam voltados para os bens materiais, que buscavam apenas para si mesmos.
Por causa dessa grande maldade e da opressão contra os pobres, o Senhor traria sobre eles um castigo que não poderiam evitar. Eles não poderiam se levantar com orgulho, pois seriam humilhados pelo Senhor.
Subirá diante deles o arroteador; eles romperão, e entrarão pela porta, e sairão por ela; e o rei irá adiante deles, e o Senhor, à testa deles.
Miqueias 2:13
É importante observar que cada confronto que o profeta faz contra os ricos que queriam se apoderar de terras e riquezas tem o objetivo de anunciar o juízo de Deus sobre eles.
Isso nos ensina que Deus luta pelos pobres e pelos justos, e que está sempre atento àqueles que querem se apropriar do fruto do trabalho dos humildes.
Aquele que vai adiante de você é o Senhor. Somente Ele cuidará de você e abrirá um caminho diante de você. Ele será sua proteção em todos os momentos. Não se preocupe com a riqueza que o rico acumulou; espere no Senhor, e Ele julgará todo opressor diante de você.