“Amarás o teu próximo como a ti mesmo” é o segundo mandamento mais importante da Bíblia; até o primeiro mandamento depende do segundo. Qual é o primeiro mandamento? “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração”. Por que o primeiro depende do último? Bem, João diz: “Como você pode dizer que ama a Deus a quem não viu e não ama o seu próximo a quem vê?
A Bíblia diz em Romanos 13: 7-9
7 Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra.
8 A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.
9 Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás, e, se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
O apóstolo aqui detalha uma série de mandamentos que têm a ver com a lei moral e, no final, ele diz que tudo se resume em amar o próximo como a nós mesmos.
Você pode dizer que ama seu próximo se roubar ou prestar falso testemunho contra ele? De modo algum, então, se você realmente ama seu próximo, todos os outros mandamentos da lei moral serão como um pedaço de pão.
Um verdadeiro cristão procurará cumprir esse grande mandamento, porque assim honrará a Deus e Sua palavra e mostrará que é um verdadeiro cristão que ama a Deus.
1 comment on “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”
SENHOR ME ENSINA TODOS OS DIAS A AMAR O PRÓXIMO.