A vaidade da inveja

A inveja é algo que existe desde a época de Abel e Caim, pois já sabemos o que aconteceu nesta história encontrada no livro de Gênesis, onde Caim viu como a oferta de Abel era mais agradável do que a dele diante de Deus. Ele foi levado a agir com inveja, enganado pelo inimigo.

O que quer que seu irmão empreenda e dê ao Senhor, é o próprio Deus que tem mostrado toda Sua excelência, e é por isso que devemos mostrar nossa boa conduta diante do Senhor sem inveja nem ser vaidosos ante tudo.

Lembremos que aquele que tem inveja, seu espírito ficará aflito. O pregador fala sobre o que acontece com as pessoas de excelente trabalho e boa conduta:

Também vi eu que todo trabalho e toda destreza em obras trazem ao homem a inveja do seu próximo. Também isso é vaidade e aflição de espírito.

Eclesiastes 4:4

Todos sabemos que há muitos que demonstram boa excelência e bom comportamento em suas diferentes áreas de trabalho, também servindo ao Senhor, dando todas as coisas boas para agradá-lo, isto provoca inveja em muitos, e a inveja faz com que muitas coisas ruins aconteçam.

Este é o pensamento e a ação de um homem tolo, que inveja as boas obras feitas pelo homem que caminha sob a Palavra do Senhor. Não inveje as boas obras de seu próximo, mas afaste-se do mal e una-se para que sua obra também possa ser boa diante do Senhor.

...
Este é o dia que fez o Senhor
O perigo da língua