A soberba do homem chega a um nível tão alto que Deus, em Sua justiça, permite a degradação em suas vidas. O coração soberbo rejeita a sabedoria do Senhor e, por causa disso, o homem sofre com a ruína.
A soberba coloca o homem contra Deus, levando-o a agir de acordo com seus próprios pensamentos e a andar por maus caminhos, rejeitando assim os estatutos e a vontade divina do Senhor.
No capítulo 16 do livro de Provérbios, vemos que a soberba do homem ou da mulher é uma abominação diante do Senhor:
A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda.
Provérbios 16:18
Se a soberba é uma abominação diante de Deus, então é por essa razão que Ele permite a ruína do homem de má conduta, rejeitando dele todo caminho mau. Devemos nos lembrar de que a soberba se opõe à sabedoria e, ao fazer isso, rejeita a vontade de Deus, colocando o coração contra o Senhor dos Exércitos.
O homem soberbo ignora a sabedoria e a obra de Deus, agindo de acordo com seu próprio entendimento. No entanto, ele se esquece de que a soberba em seu coração logo trará juízo e ruína para sua vida.
Homem ou mulher sábia, não disponha seu coração para a soberba. E se você tiver caído nele, humilhe-se diante de Deus e ore para que Ele o ajude e para que você possa ser libertado da ruína que sobrevém aos soberbos.