A Bíblia nos fala sobre diferentes tipos de sabedoria, mas há uma que é aquela que deve sempre habitar entre nós como crentes: “a sabedoria que vem do alto”. Podemos alcançar essa sabedoria através da Palavra de Deus e é certo que ela será útil em nossa vida diária.
Vamos ler Tiago capítulo 3: 13-18:
13 Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom procedimento as suas obras em mansidão de sabedoria.
14 Mas, se tendes amargo ciúme e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade.
15 Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica.
16 Porque onde há ciúme e sentimento faccioso, aí há confusão e toda obra má.
17 Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia.
18 Ora, o fruto da justiça semeia-se em paz para aqueles que promovem a paz.
Existem crentes que pensam ter sabedoria do alto, mas, com seus frutos eles não mostram tal coisa, pois embora eles pareçam muito inteligentes e saibam muito sobre as Escrituras, eles não mostram uma vida pacífica, benigna e amável, cheia de misericórdia e bons frutos. A vida cristã consiste em muitos elementos, de muitos desafios, de muitas coisas para fazer, de ser diferente do mundo, você está disposto a fazer tudo isso? Querido irmão, este é um preço alto que devemos pagar.
Vamos viver em paz uns com os outros, devemos pensar bem as palavras que saem da nossa boca, nossa atitude em relação aos outros, o tratamento que damos aos outros.
O apóstolo Tiago nos diz que quando mostramos certas coisas negativas na frente dos outros, nós não possuímos a sabedoria que desce do alto, mas possuímos uma sabedoria terrena.
Vamos buscar essa sabedoria do alto através da palavra de Deus, pois nosso propósito é sermos melhores cristãos todos os dias.