A língua, o membro mais perigoso do corpo

Quando falamos da língua, mais temas da Bíblia devem ser tocados, obrigatoriamente, como a fofoca, os murmuradores, o amor ao próximo e nosso real propósito como pessoas que servem a Cristo.  Assim, nosso propósito neste estudo é sermos mais conformados à imagem de nosso Senhor Jesus Cristo.

A primeira coisa que temos que definir bem é a fofoca como pecado e quando saibamos que a fofoca é um pecado, vamos entender como devemos tratar a fofoca em nossas igrejas. A fofoca, sem dúvida, é muito destrutiva e você bem sabe que isso destruiu amizades, matrimônios, congregações e tudo que possa cruzar seu caminho, de maneira que não podemos tratar a fofoca com preguiça, nem tampouco como algo com o qual a igreja pode viver normal, não! Devemos lutar para tirá-la do caminho e, assim, podemos ter igrejas que mostram cada vez mais o amor de Deus.

O que a Bíblia diz sobre fofoca?

A palavra hebraica da qual a fofoca foi traduzida refere-se a uma pessoa que revela segredos.

É incrível, mas a Bíblia nos fala várias vezes sobre esse mal e é importante que saibamos tudo o que a Bíblia nos diz sobre isso, porque dessa forma podemos estar mais conscientes e assim nos parar ou parar aqueles que querem se deixar influenciar pelas fofocas.

Deus trata ao fofoca muito severamente

29 estando cheios de toda iniquidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade;

30 sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes ao pai e à mãe;

31 néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia;

32 os quais, conhecendo a justiça de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem.

Romanos 1:29-32

Aquele que difama o seu próximo às escondidas, eu o destruirei; aquele que tem olhar altivo e coração soberbo, não o suportarei.

Salmos 101:5

Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; não te porás contra o sangue do teu próximo. Eu sou o Senhor.

Levítico 19:16

Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, o que é a segunda morte.

Apocalipse 21:8

Você percebe com a severidade que Deus trata esse pecado? Lembre-se que o pecado é pecado e que a Bíblia nos diz claramente que o paga do pecado é a morte, não podemos tratar o pecado da fofoca com tanta bondade em nossas igrejas! Devemos destruí-la porque Deus abomina esse pecado!

Todos nós sabemos que a fofoca é extremamente ruim

Aquele que faz alguma coisa, mesmo sabendo que está errado e não faz nenhum esforço para mudar, é um tremendo tolo, e nós como corpo de Cristo devemos descartar esse tipo de comportamento, já que nosso propósito é ser como Cristo e por isso devemos guardar os seus mandamentos.

26 Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados,

27 mas uma certa expectação horrível de juízo e ardor de fogo, que há de devorar os adversários.

Hebreus 10:26-27

Agora, já que nós temos uma consciência do perigoso e pecaminoso que realmente são as fofocas, aqui segue o seguinte.

Agora que sei que fofoca é pecado, o que devo fazer?

Depois de termos recebido a verdade, continuaremos pecando? Continuaremos fazendo as coisas que Deus não gosta? De maneira nenhuma! Então, agora que sabemos que a fofoca é pecaminosa e excessivamente perigosa, precisamos aprender a pará-la e rasgá-la para que ela não continue dando frutos.

Rejeite, repreenda, redirecione

Este é o caso em que um irmão vem até você e fala com você sobre outra pessoa, o que você deveria fazer? Supõe-se que a primeira coisa que devemos fazer é rejeitar tal ato, dizendo ao irmão que ele não está certo. A fofoca sempre vai começar de uma pessoa falando sobre outra ou nós mesmos falando sobre outras pessoas e é aí que devemos parar e não deixá-la continuando reproduzindo ou criando raízes.

Lembre-se que a fofoca pode até destruir amizades:

O homem perverso levanta a contenda, e o difamador separa os maiores amigos.

Provérbios 16:28

Como um líder deve reagir a um irmão que vem falar com ele sobre outro?

Eu gostei o comentário que um pastor faz sobre isso:

Por exemplo, como pastor, alguém pode vir até mim e dizer: “Preciso falar com você sobre algo”. Eu costumo responder: “Algo ou alguém?” Se eles respondem “alguém”, então eu digo: “Você já falou com alguém?”. Eu os redireciono de volta. Eu não quero ouvir sobre alguém se essa pessoa não ouviu primeiro.

O que acontece quando um líder é fofoqueiro?

Tenho trabalhado em redes sociais por muitos anos e às vezes me pergunto: por que tantas pessoas pedem conselhos em redes sociais quando têm suas igrejas locais? É devastador, mas também é verdade quantos irmãos em igrejas não acreditam em seus líderes e, portanto, sentem-se melhor consultando através de redes sociais, como pedir conselhos sobre o casamento, sobre um tema bíblico, etc., então, por quê? Q que acontece? Simples: “A fofoca”. Muitos irmãos não se sentem em confiança para dizer suas coisas pessoais na igreja porque não são tratados com discrição.

8 Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância,

9 guardando o mistério da fé em uma pura consciência.

10 E também estes sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreensíveis.

11 Da mesma sorte as mulheres sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo.

1 Timóteo 3:8-11

Se persistimos em ser fofoqueiros, mostramos que não amamos nosso próximo

Quando somos fofoqueiros e mesmo sabendo o que a Bíblia diz sobre isso, persistimos em continuar praticando, então mostramos que não amamos nosso próximo como a Bíblia nos diz e dessa forma não amamos a Deus e acabamos sendo como uma pessoa que viola o mandamento mais importante da Bíblia. Vamos ver:

36 Mestre, qual é o grande mandamento da lei?

37 E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.

38 Este é o primeiro e grande mandamento.

39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

40 Desses dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.

Mateus 22:36-40

É por isso que Santiago disse:

Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão e julga a seu irmão fala mal da lei e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz.

Tiago 4:11

Uma pessoa que fala mal de seu próximo o ama? Você está demonstrando o amor de Deus? Claro que não! Mostrar o amor de Deus ao próximo é amá-lo como a nós mesmos, ajudá-lo, criá-lo, não murmurar quando vemos que ele cometeu algum erro, mas nos aproximar dele com amor e mansidão, como aquele que tem o Senhor.

Paulo escreveu sobre isso:

1 Irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão, olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado.

2 Levai as cargas uns dos outros e assim cumprireis a lei de Cristo.

Gálatas 6:1-2

Outro ponto é, como posso dizer que amo a Deus se murmuro contra seus filhos?

João escreveu sobre isso dizendo:

Se alguém diz: Eu amo a Deus e aborrece a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?

1 João 4:20

Portanto, devemos ser cristãos com a capacidade de nos separar da fofoca, amar nosso próximo como a nós mesmos e, assim, demonstrar que amamos verdadeiramente a Deus e que somos verdadeiros crentes que foram lavados com o precioso sangue de Cristo.

É nossa oração que nossas vidas possam mudar através da poderosa e inerrante Palavra de Deus.

...
Não dê falso testemunho contra o seu próximo
Por que alguns deixaram de acreditar em Deus?

1 comment on “A língua, o membro mais perigoso do corpo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.