Não depende de nós, mas de Deus

A carta do apóstolo Paulo aos Romanos fala claramente da razão pela qual devemos estar tranquilos, e deixar o nosso Deus fazer como Ele quer, e isso é que muitas das coisas que acontecem nas nossas vidas não dependem de nós, mas de Deus.

A afirmação acima deixa claro o que Deus pode fazer, no Seu tempo. As coisas não acontecem quando queremos que aconteçam, acontecem quando é a vontade de Deus. Vamos compreender uma coisa, dependemos do nosso Deus.

O autor nos dá um exemplo claro quando diz “Jacó eu amava, mas Esaú eu aborrecia”, perguntando se isto é uma injustiça de Deus, mas nos lembra o que Deus disse a Moisés”Terei piedade de quem eu terei piedade, e terei compaixão de quem eu terei compaixão” e finalmente diz ele:

Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece.

Romanos 9:16

Portanto, não há nada em nós que faça Deus ter misericórdia de nós, a misericórdia de Deus não depende de nós, é Deus que tem misericórdia e esta misericórdia manifesta-se quando Ele quer com quem Ele quer, e isto é confirmado no versículo 18:

Logo, pois, compadece-se de quem quer e endurece a quem quer.

Romanos 9:18

É por isso que pedimos a misericórdia de Deus para nós, não porque somos bons, não porque o merecemos, mas porque somos simples e fracos humanos, propensos a falhar, e apesar de tentarmos ser melhores a cada dia que passa, nunca esquecemos como somos frágeis e por isso pedimos força para resistir. Senhor, esperamos nos reunir quando vieres em busca do teu povo Amém.

...
Quem pratica o pecado é do diabo
Serás chamado filho de Deus se procurares isto