O ofício de ser profeta no Antigo Testamento era algo muito sério e, como em todo ofício existente, sempre existem falsos e verdadeiros, e muitos falsos profetas abundavam no povo de Israel, Assim, Elias uma vez se resignou ao pensamento de que ele era o único profeta de Deus que restava na terra.
Primeiro, o que é um profeta? É uma pessoa que fez previsões através da intervenção do próprio Deus. Então, o que é um falso profeta? Esta é uma pessoa que presume que Deus lhe revelou algo, mas, na realidade, Deus nunca disse nada para ele. Assim de simples, e no livro de Jeremias, encontraremos uma luta contra os falsos profetas:
23 Sou eu apenas Deus de perto, diz o Senhor, e não também Deus de longe?
24 Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? — diz o Senhor. Porventura, não encho eu os céus e a terra? — diz o Senhor.
25 Tenho ouvido o que dizem aqueles profetas, profetizando mentiras em meu nome, dizendo: Sonhei! Sonhei!
26 Até quando sucederá isso no coração dos profetas que profetizam mentiras e que são só profetas do engano do seu coração?
Jeremias 23:23-26
Antes de tudo, Deus é Deus de perto, e talvez aqueles falsos profetas, vendo ninguém, pensassem que não havia ninguém os observando.
Eu, o Senhor, não encho o céu e a terra? Os falsos profetas queriam encher o povo de Israel com palavras falsas, mas eles esqueceram que Deus é quem preenche tudo? Ó querido leitor, cuide dos falsos deste tempo também, não os escute, encha-se da Palavra de Deus, que cobre qualquer necessidade.
Vamos tomar cuidado com aqueles que dizem que sonham ou têm visões. O Novo Testamento nos convida a submeter todas essas coisas à Palavra de Deus para ver se elas realmente têm algum relacionamento.