A segurança de Deus para Israel

Isaías 41 nos fala sobre a certeza de que Deus disse ao povo de Israel que eles deveriam ter, a certeza de que Deus estaria com eles e que eles não precisavam temer outras nações.

Vamos ver:

1 Calai-vos perante mim, ó ilhas; povos, renovai as forças e chegai-vos, e então falai; cheguemo-nos juntos a juízo.

2 Quem suscitou do Oriente o justo e o chamou para o pé de si? Quem deu as nações à sua face e o fez dominar sobre reis? Ele os entregou à sua espada como o pó e como pragana arrebatada do vento, ao seu arco.

3 Ele persegue-os e passa em paz por uma vereda em que, com os seus pés, nunca tinha caminhado.

4 Quem operou e fez isso, chamando as gerações desde o princípio? Eu, o Senhor, o primeiro, e com os últimos, eu mesmo.

Isaías 41:1-4

O profeta começa falando com as outras nações, porque quando ele se refere a “costas” é como se quisesse dizer “ilhas” ou “nações distantes”. É como chamar todas as nações ao redor para explicar seu desvio, idolatria, etc, venha e explique por que você confia em outros deuses!

Então ele continua falando sobre eventos importantes que aconteceram na humanidade, significando que essas coisas aconteceram pela mão de Deus.

O que é notável nesses versículos é que há apenas um Deus em quem confiar, quem é quem permite todas as coisas.

Israel deve saber que eles tinham esse Deus e que não deveriam temer outras nações, e da mesma maneira que Deus prometeu estar conosco todos os dias, até o fim dos tempos.

Finalmente, Deus diz algumas palavras incríveis  no versículo 10, e devemos fazê-las para nós mesmos:

não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te esforço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.

...
Bom entendimento têm Todos os que praticam seus mandamentos
A vitória da cruz