Como foi sua vida em 2019? Talvez você tenha avançado em muitas áreas (econômica, social) ou talvez não tenha conseguido nada do proposto no 2018 … Mas, a verdadeira questão é: você traçou algo que tem a ver com o espiritual? As pessoas na igreja frequentemente esquecem qual é o seu verdadeiro propósito na vida. Nós, como cristãos, temos um objetivo principal e é servir melhor a Deus a cada momento de nossas vidas e isso não significa que não possamos ter objetivos, mas o objetivo mais puro é sermos melhores cristãos.
Como fomos bons cristãos em 2019? Quanto odiamos o pecado? Quanto amamos nosso próximo? E melhor ainda, quanto amamos a Deus? E ainda haveria perguntas que nos lembrariam como ano após ano não somos apenas pessoas melhores e melhores cristãos. Outra grande questão: Quanto pregamos o Evangelho? As respostas a essas perguntas podem nos levar à conclusão do que Deus foi para nós no último 2019 e como devemos urgentemente tornar este 2020 não igual.
Neste artigo, não tentarei aumentar sua auto-estima com frases clichê como: “Este 2020 Deus mostrará seu poder em você”, “você deixará o deserto”, “Deus estabelecerá seu reino”, etc. Essas são frases de fantasia e não realidade, você vai perguntar qual é realidade? A realidade é que a única palavra que precisamos é que devemos colocar Deus em primeiro lugar neste 2020.
Paremos de lembrar de tudo o que éramos, das horas em que oramos, de quão cedo chegamos ao culto de domingo, vamos esquecer tudo isso! Mas sim, lembre-se por que paramos de fazer tudo isso, lembremos como o entretenimento e as coisas deste mundo tiraram tudo o que fizemos no começo e voltemos novamente, vamos voltar a ter essa alegria pela salvação, esse modo de servir a Deus, esse modo de amá-lo, de mantê-lo no primeiro lugar.
Não somos os únicos que passaram por situações espirituais cheias de decadência. Os homens da Bíblia também passaram por isso e devemos nos identificar com eles, mas não para justificar nossa preguiça, mas para ver como, apesar disso, eles retornaram a Deus.
O versículo da Bíblia que eu acho mais apropriado para isso é algo que Davi disse:
Devolve-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito pronto a obedecer.
Salmos 51:12
Você não acha que talvez um dos maiores problemas pelos quais você passou neste 2019 seja que perdeu a alegria da salvação e ainda não a aceitou? David sabia como assumir que havia perdido essa alegria, e, ao perder a alegria, cometeu pecados dos quais se sentiu envergonhado e o levou a refletir sobre como havia parado de fazer o que era realmente puro por outras coisas que nada tinham a ver com as coisas de Deus.
Sabemos que nosso mundo atual nos leva a ansiar por coisas materiais, mas não permitamos que essas coisas tomem o primeiro lugar de Deus. Não deixe que entre tantas coisas que temos que fazer nos façam esquecer quem merece o primeiro lugar em nossos corações.
Peçamos a Deus que este 2020 nos permita ter um novo coração que adora a Deus e o serve como nunca antes. Que possamos pregar o Evangelho com poder, que amemos o próximo e que amemos a Deus acima de todas as coisas.