Quando falamos da língua, mais temas da Bíblia devem ser tocados, obrigatoriamente, como a fofoca, os murmuradores, o amor ao próximo e nosso real propósito como pessoas que servem a Cristo. Assim, nosso propósito neste estudo é sermos mais conformados à imagem de nosso Senhor Jesus Cristo.
A primeira coisa que temos que definir bem é a fofoca como pecado e quando saibamos que a fofoca é um pecado, vamos entender como devemos tratar a fofoca em nossas igrejas. A fofoca, sem dúvida, é muito destrutiva e você bem sabe que isso destruiu amizades, matrimônios, congregações e tudo que possa cruzar seu caminho, de maneira que não podemos tratar a fofoca com preguiça, nem tampouco como algo com o qual a igreja pode viver normal, não! Devemos lutar para tirá-la do caminho e, assim, podemos ter igrejas que mostram cada vez mais o amor de Deus.
O que a Bíblia diz sobre fofoca?
A palavra hebraica da qual a fofoca foi traduzida refere-se a uma pessoa que revela segredos.
É incrível, mas a Bíblia nos fala várias vezes sobre esse mal e é importante que saibamos tudo o que a Bíblia nos diz sobre isso, porque dessa forma podemos estar mais conscientes e assim nos parar ou parar aqueles que querem se deixar influenciar pelas fofocas.
Deus trata ao fofoca muito severamente
29 estando cheios de toda iniquidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade;
30 sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes ao pai e à mãe;
31 néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia;
32 os quais, conhecendo a justiça de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem.
Romanos 1:29-32
Aquele que difama o seu próximo às escondidas, eu o destruirei; aquele que tem olhar altivo e coração soberbo, não o suportarei.
Salmos 101:5
Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; não te porás contra o sangue do teu próximo. Eu sou o Senhor.
Levítico 19:16
Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, o que é a segunda morte.
Apocalipse 21:8
Você percebe com a severidade que Deus trata esse pecado? Lembre-se que o pecado é pecado e que a Bíblia nos diz claramente que o paga do pecado é a morte, não podemos tratar o pecado da fofoca com tanta bondade em nossas igrejas! Devemos destruí-la porque Deus abomina esse pecado!
Todos nós sabemos que a fofoca é extremamente ruim
Aquele que faz alguma coisa, mesmo sabendo que está errado e não faz nenhum esforço para mudar, é um tremendo tolo, e nós como corpo de Cristo devemos descartar esse tipo de comportamento, já que nosso propósito é ser como Cristo e por isso devemos guardar os seus mandamentos.
26 Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados,
27 mas uma certa expectação horrível de juízo e ardor de fogo, que há de devorar os adversários.
Hebreus 10:26-27
Agora, já que nós temos uma consciência do perigoso e pecaminoso que realmente são as fofocas, aqui segue o seguinte.
Agora que sei que fofoca é pecado, o que devo fazer?
Depois de termos recebido a verdade, continuaremos pecando? Continuaremos fazendo as coisas que Deus não gosta? De maneira nenhuma! Então, agora que sabemos que a fofoca é pecaminosa e excessivamente perigosa, precisamos aprender a pará-la e rasgá-la para que ela não continue dando frutos.
Rejeite, repreenda, redirecione
Este é o caso em que um irmão vem até você e fala com você sobre outra pessoa, o que você deveria fazer? Supõe-se que a primeira coisa que devemos fazer é rejeitar tal ato, dizendo ao irmão que ele não está certo. A fofoca sempre vai começar de uma pessoa falando sobre outra ou nós mesmos falando sobre outras pessoas e é aí que devemos parar e não deixá-la continuando reproduzindo ou criando raízes.
Lembre-se que a fofoca pode até destruir amizades:
O homem perverso levanta a contenda, e o difamador separa os maiores amigos.
Provérbios 16:28
Como um líder deve reagir a um irmão que vem falar com ele sobre outro?
Eu gostei o comentário que um pastor faz sobre isso:
Por exemplo, como pastor, alguém pode vir até mim e dizer: “Preciso falar com você sobre algo”. Eu costumo responder: “Algo ou alguém?” Se eles respondem “alguém”, então eu digo: “Você já falou com alguém?”. Eu os redireciono de volta. Eu não quero ouvir sobre alguém se essa pessoa não ouviu primeiro.
O que acontece quando um líder é fofoqueiro?
Tenho trabalhado em redes sociais por muitos anos e às vezes me pergunto: por que tantas pessoas pedem conselhos em redes sociais quando têm suas igrejas locais? É devastador, mas também é verdade quantos irmãos em igrejas não acreditam em seus líderes e, portanto, sentem-se melhor consultando através de redes sociais, como pedir conselhos sobre o casamento, sobre um tema bíblico, etc., então, por quê? Q que acontece? Simples: “A fofoca”. Muitos irmãos não se sentem em confiança para dizer suas coisas pessoais na igreja porque não são tratados com discrição.
8 Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância,
9 guardando o mistério da fé em uma pura consciência.
10 E também estes sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreensíveis.
11 Da mesma sorte as mulheres sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo.
1 Timóteo 3:8-11
Se persistimos em ser fofoqueiros, mostramos que não amamos nosso próximo
Quando somos fofoqueiros e mesmo sabendo o que a Bíblia diz sobre isso, persistimos em continuar praticando, então mostramos que não amamos nosso próximo como a Bíblia nos diz e dessa forma não amamos a Deus e acabamos sendo como uma pessoa que viola o mandamento mais importante da Bíblia. Vamos ver:
36 Mestre, qual é o grande mandamento da lei?
37 E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
38 Este é o primeiro e grande mandamento.
39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
40 Desses dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.
Mateus 22:36-40
É por isso que Santiago disse:
Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão e julga a seu irmão fala mal da lei e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz.
Tiago 4:11
Uma pessoa que fala mal de seu próximo o ama? Você está demonstrando o amor de Deus? Claro que não! Mostrar o amor de Deus ao próximo é amá-lo como a nós mesmos, ajudá-lo, criá-lo, não murmurar quando vemos que ele cometeu algum erro, mas nos aproximar dele com amor e mansidão, como aquele que tem o Senhor.
Paulo escreveu sobre isso:
1 Irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão, olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado.
2 Levai as cargas uns dos outros e assim cumprireis a lei de Cristo.
Gálatas 6:1-2
Outro ponto é, como posso dizer que amo a Deus se murmuro contra seus filhos?
João escreveu sobre isso dizendo:
Se alguém diz: Eu amo a Deus e aborrece a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?
1 João 4:20
Portanto, devemos ser cristãos com a capacidade de nos separar da fofoca, amar nosso próximo como a nós mesmos e, assim, demonstrar que amamos verdadeiramente a Deus e que somos verdadeiros crentes que foram lavados com o precioso sangue de Cristo.
É nossa oração que nossas vidas possam mudar através da poderosa e inerrante Palavra de Deus.
...