Se o meu povo se humilhar, eu ouvirei dos céus

Se pararmos para falar sobre todas as maravilhas e milagres que Deus fez frente ao povo de Israel, acho que preencheríamos milhares e milhares de páginas, e se também parássemos para falar sobre as grandes misericórdias, os tempos em que Ele os perdoou e as vezes que Ele lhes exortou a voltar para o caminho, nós também não terminamos hoje, e isso é porque nosso Deus tem sido muito misericordioso e temos visto que grande misericórdia se aplicava em nossas vidas, porque Ele nos amou abundantemente e é por isso que nós damos glória a seu nome majestoso.

Depois que Salomão terminou a construção do templo, o Senhor apareceu a ele e pronunciou palavras às quais devemos prestar muita atenção:

12 E o Senhor apareceu de noite a Salomão e disse-lhe: Ouvi tua oração e escolhi para mim este lugar para casa de sacrifício.

13 Se eu cerrar os céus, e não houver chuva, ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra, ou se enviar a peste entre o meu povo;

14 e se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.

2 Crônicass 7:12-14

No verso 12 há algo muito importante que Deus fala a Salomão, e é Ele que diz: “Ouvi tua oração”. Aqui vemos que Deus ouve a nossa oração, que quando oramos não oramos ao vento, mas há um Deus que nos escuta.

Então, no versículo 13, Deus faz uma breve descrição dos julgamentos que Deus pode enviar para a Terra, no entanto, Ele diz a Salomão que há certas coisas que podem parar seus julgamentos sobre o povo de Israel.

1 – A humilhação

A Bíblia diz que Deus olha para os humildes de perto e os orgulhosos à distância. Deus nunca desprezará um coração contrito e humilhado. E é que a Bíblia fala repetidas vezes sobre o assunto da humilhação, Pedro também diz: “Humilhai-vos, pois, sob a poderosa mão de Deus, para que ele te exalte quando chegar a hora”; (1 Pedro 5: 6) Deus sempre incitou o povo de Israel a se humilhar e da mesma forma devemos nos humilhar diante do Senhor.

2 –  Invoque o nome de Deus e ore

Nossos problemas não são resolvidos por um psicólogo profissional ou um grande terapeuta para casamentos, mas quando invocarmos o nome de Deus, quando orarmos e clamarmos a Ele, expressando tudo diante de Sua Presença, somos ouvidos por Ele e Ele nos traz refrigério para nossas vidas. Não sabe o que fazer? Clame e invoque o nome do Senhor.

3 – Arrependimento

Em última instância, Deus também diz: “E eles se converterão dos seus maus caminhos, então eu ouvirei do céu, e perdoarei seus pecados e curarei sua terra.” A Bíblia também nos diz que Deus não quer que ninguém se perca, mas que todos nós procedamos ao arrependimento contínuo que é em Cristo Jesus (2 Pedro 3:9). Deus é um Deus de perdão e este é um dos seus grandes atributos, o nosso Deus perdoa e perdoa até o maior pecador.

Podemos concluir que Deus nos procura para nos humilharmos a Ele todos os dias, para que invoquemos Seu Nome e busquemos Seu rosto a cada segundo das nossas vidas.

Você também pode estar interessado em:

2 comments on “Se o meu povo se humilhar, eu ouvirei dos céus

  1. Deus terá piedade de nós quando vos invocamos. Ele é um ser extremamente grandioso e poderoso, capaz de fazer de tudo pelo nosso bem. Saudemos Jesus, agradeçamos por todas as suas feições que nos ajudaram a crescer na vida, sejamos sempre gratos à Ele. Amém!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *