Quem é Jesus vs quem você diz que Jesus é?

Vamos ler o que a Bíblia nos diz em Mateus 16:

13 Tendo Jesus chegado às regiões de Cesaréia de Felipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem?

14 Responderam eles: Uns dizem que é João, o Batista; outros, Elias; outros, Jeremias, ou algum dos profetas.

15 Mas vós, perguntou-lhes Jesus, quem dizeis que eu sou?

16 Respondeu-lhe Simão Pedro: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.

Encontramos duas questões importantes neste verso, embora a segunda é mais importante que a primeira. A primeira pergunta que Jesus faz é a seguinte: Quem eles dizem que eu sou? Os discípulos respondem: Uns dizem que é João, o Batista; outros, Elias; outros, Jeremias, ou algum dos profetas. Note algo muito importante nesta resposta e é que para as pessoas que estavam ao redor de Jesus era tudo menos o Cristo, e isso vemos hoje continuamente, pois para muitos Jesus é simplesmente um operador de milagres, um profeta, um curador, um isto e um aquilo, mas esta não é a resposta certa, embora as outras sejam verdadeiras.

Agora vamos dar uma olhada na segunda pergunta que Jesus fez aos seus discípulos, que devemos fazer em todos os momentos de nossas vidas; Jesus pergunta: “E você, quem diz que eu sou?”, é como se para Jesus a primeira resposta não foi bem respondida, mas Simão Pedro responde fazendo duas declarações incríveis: “Você é o Cristo (o Messias), o Filho do Deus vivo “. Eu amo uma interpretação de R.C Sproul no seu livro “who is Jesus “onde diz o seguinte:

Cristo vem do termo grego christos, que significa “ungido”. Corresponde ao hebreu “messias”. Se tivéssemos que traduzir o nome e título diretamente para o portugués, diríamos “Jesus Messias”. Com este título estamos fazendo uma confissão de fé de que Jesus é o ungido de Israel esperado por tanto tempo, o Salvador que redimiria o seu povo.

Entendemos que esta é a principal coisa que devemos saber sobre Jesús: que Ele é o Messias prometido e o Filho do Deus vivo.

Toda a Escritura nos fala sobre Jesus e seu poder, pelo qual eu acredito que a Bíblia fala por si mesma da pessoa de Jesus. Vamos ver alguns versos embaixo:

Autor e consumador da fé

2 fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus.

Hebreus 12:2

O alvo perfeito de Deus para nos dar a salvação

5 Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

Isaías 53:5

O único salvador do mundo

12 E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos.

Atos 4:12

A videira verdera

1 Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o viticultor.

João 15:1

A luz do mundo

12 Então Jesus tornou a falar-lhes, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida.

João 8:12

O o novo pacto

16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

João 3:16

Há tantas coisas que podemos falar sobre Cristo e muitas vezes é o que menos mencionamos em nossos púlpitos, quando Ele é o motivo de tudo. Podemos ver Cristo em todas as Escrituras e este foi o pensamento do reformador Martinho Lutero, Ele acreditava que Cristo estava em toda parte nas Escrituras. Acreditamos hoje o mesmo dentro das nossas igrejas?

Você também pode estar interessado em:

19 comments on “Quem é Jesus vs quem você diz que Jesus é?

  1. Realmente quase não falamos de Jesus nas nossas mensagens,
    Hoje em dia temos mais acesso a órgãos de divulgações como as redes sociais por ex: e mesmo assim o nome dele pouco se vê,vamos falar mais de Jesus o nosso salvador autor e consumador da fé ,vamos divulgar o reino de Deus,também a morte de Jesus,e pregar a salvação.

  2. Senhor tu és tudo pra mim. Meu Salvador, o ar que respiro, minha força. Sem Ti eu não sou nada, Tu és o Salvador do mundo,Tu és o Cristo único e verdadeiro. Tu és meu protetor meu Salvador. Obrigada Deus por cuidar de mim.

  3. Em meio a prantos … perdido emprego e risco de saude. Entrei na capela do hospital.. la orei.. tentei orar.. com medo… raiva .. sem rumo… por um momento parei e pensei.. Estou conversando com uma cruz de madeira?….
    O que eu faco?…. pra onde eu vou… minha fé deve ser baseada em Jesus… Mas e difícil crer sem ver… eu quero ver milagres na minha vida… o primeiro milagre e acreditar que Ele esta ao meu lado

  4. Estou aprendendo muito com esses artigos, cada dia uma descoberta,um ensinamento que deixa o objetivo de entendermos a palavra de Deus. Obrigado!

  5. Senhor meu Deus: tu levaste a minha esposa, me deixando muito triste, por outro lado Alegre! por saber que ela descansa em tua Santa paz. Deus pai, Deus filho, Deus Espírito Santo, Obrigado por nos conforta-los diante dessa grande perca, e por nós mostrar o caminho para seguimos em frente. obrigado Deus obrigado amém.

  6. Jesus Cristo é o princípio o meio e o início da vida eterna. Quem crê em Jesus Cristo morre para o mundo e vive para nosso senhor Jesus Cristo.

    1. Jesus, Tu és a vida, a verdade e a luz, meu Senhor e SALVADOR, somente através de Ti Senhor chegaremos ao Deus Pai. Te amo e te adoro Jesus. Obrigado por sofrer tanto na cruz para nos perdoar e nos salvar. Tu és maravilhoso, poderoso e misericórdioso. Obrigado Jesus pelas reiteradas bençãos que tem me dado. Obrigado Jesus por me amar tanto. Toda honra e toda Glória a Ti Senhor. Glória a Deus Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Amém!

  7. O Senhor não é apenas aquele para quem recorremos quando queremos algo, Ele é o nosso pai, Ele foi quem nos deu a vida para nos salvar. Valorizemos o amor de Deus e amemos-o da mesma maneira como Ele nos ama. Respeitemos e senos fiéis à Ele em todas as ocasiões. Não deixemos Ele de lado em momento algum. Amém!

  8. Deus sempre estará disposto para nós. Deus é completamente do Deus que achamos conhecer. Deus faz de tudo pelos seus filhos e preza pela segurança e felicidade de cada um deles. Sejamos gratos à Ele por tudo que Ele faz. Amém!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *