Parábola dos talentos

É muito importante que, quando tivermos um compromisso a cumprir, sermos responsáveis com cada uma das coisas que nos são atribuídas. Neste caso, podemos falar sobre um trabalho que temos.

Quando nos é atribuída uma responsabilidade, devemos cumprir para não sermos chamados à atenção, e não apenas em nossos empregos, senão onde quer que estivermos sejamos sábios e agirmos com responsabilidade.

Nesta ocasião nós vamos falar sobre um tópico muito importante que menciona a palavra de Deus. É sobre a parábola dos talentos que foram distribuídos a cada um de acordo com sua capacidade:

14 Porque é assim como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes entregou os seus bens:

Mateus 25:14

Nesta parábola, Jesus fala de um homem que foi embora e deixou sua propriedade para seus servos.

Aqui Jesus começa a falar de si mesmo, dizendo que esse homem saiu por um tempo e deixou sua propriedade para ser administrada por seus servos:

15 a um deu cinco talentos, a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade; e seguiu viagem.
16 O que recebera cinco talentos foi imediatamente negociar com eles, e ganhou outros cinco;
17 da mesma sorte, o que recebera dois ganhou outros dois;
18 mas o que recebera um foi e cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor.
19 Ora, depois de muito tempo veio o senhor daqueles servos, e fez contas com eles.

Mateus 25:15-19

Cada um deles multiplicou os talentos que lhes foram deixados, o dos cinco multiplicou-os, o dos dois também os duplicou:

20 Então chegando o que recebera cinco talentos, apresentou-lhe outros cinco talentos, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco que ganhei.
21 Disse-lhe o seu senhor: Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.
22 Chegando também o que recebera dois talentos, disse: Senhor, entregaste-me dois talentos; eis aqui outros dois que ganhei.
23 Disse-lhe o seu senhor: Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.

Mateus 25:20-23

No entanto, quem recebeu um o enterrou. Então, quando seu mestre chegou, ele perguntou o que eles fizeram com os talentos que lhes foram entregues:

24 Chegando por fim o que recebera um talento, disse: Senhor, eu te conhecia, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste, e recolhes onde não joeiraste;
25 e, atemorizado, fui esconder na terra o teu talento; eis aqui tens o que é teu.
26 Ao que lhe respondeu o seu senhor: Servo mau e preguiçoso, sabias que ceifo onde não semeei, e recolho onde não joeirei?
27 Devias então entregar o meu dinheiro aos banqueiros e, vindo eu, tê-lo-ia recebido com juros.
28 Tirai-lhe, pois, o talento e dai ao que tem os dez talentos.
29 Porque a todo o que tem, dar-se-lhe-á, e terá em abundância; mas ao que não tem, até aquilo que tem ser-lhe-á tirado.
30 E lançai o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes.

Mateus 25:24-30

É importante que quando recebermos algo que sejamos bons e responsáveis administradores, este homem, mesmo tendo apenas um talento, não fez o que tinha que fazer, mas foi e o enterrou, se algo é dado a você em suas mãos seja um bom administrador, não importa quão pouco é dado a você, não seja como este homem que foi e o enterrou, essa não é a melhor decisão que podemos tomar, melhor cumpre e sé responsável em tudo que é enviado para você.

Você também pode estar interessado em:

32 comments on “Parábola dos talentos

  1. Se não consegues ser fiel no pouco então não poderás ser fiel no muito, o talentos devem ser multiplicados e nunca guardados.
    Se reparares todo aquele que tem sucesso na vida, sempre se juntou aos outros e os que não têm sucesso é porque se afastaram dos outros

    1. A bíblia não fala de talentos materiais mas sim espiritual o granjear talentos são os dons que Deus dispensa não ficar de braços cruzados

  2. Devemos usar nossos talentos para melhorar as coisas a nossa volta pois se Deus nos confiou esse talento é porque será útil alguma área onde estivermos, seja no emprego, em casa, com os amigos e principalmente para a obra de Deus, ganhar almas

  3. Jesus falou dai tudo que tem e me segue,,,duvido que os ricos iriam fazer isso hoje ,,, Silvio Santos da tudo que tem,,, Trump da tudo que tem,,, Pelé da tudo que tem,,,, kkkkkkkk

  4. Gente.. vcs dizem amem.. gloria a Deus… ok.. Mas olha o que Jesus ensinou. Vcs realmente estão refletindo?
    E sobre administração. E sobre trabalho e colher o fruto do que vc planta. E usar a inteligência em prol do crescimento material e humano. Isso provem do espiritual..
    Em outras palavras. Não na massa pessoal. Preguiçoso não entra no céu

  5. Se recebemos algo de Deus como, salvação-curada alma, cura fisica, casa pra morar, carro, ou seja o que for que nos vem a somar em nossas vidas, temos que testemunhar e repartir as bençaos recebidas. Assim o Reino de Deus sempre estará somando, ganhando almas em todo tempo através daqueles que investem seus talentos, à render juros.

  6. DEUS É TÃO MARAVILHOSO QUE NOS DEU DONS .TEMOS O DOM DA MULTIPLICAÇÃO BASTA COLOCAR EM PRÁTICA SENDO FIEL A ELE BASTA CUMPRIR COM NOSSA OBEDIÊNCIA ACREDITANDO E CONFIANDO .O DIZIMO É PARA QUEM OBEDECE E CONFIA. A OFERTA É PARA MULTIPLICAR NA NOSSA VIDA .O DÍZIMO É PARA REPREENDER-MOS O DEVORADOR EM NOSSAS VIDAS

  7. Sejamos gratos e estejamos satisfeitos com aquilo que temos e que Deus nos proporcionou. Nós temos o dever de entregar todas as nossas vitórias à Ele. O nosso Senhor que é o responsável por tudo aquilo que conquistamos. Não esconda-mos nada dEle, até porque Ele sabe de tudo que acontece em nossas vidas. Amém!

  8. É verdade se a gente não for fiel como Deus vai ajudar nós a gente precisa ser fiel e assim Deus ajuda quem é fiel está sempre cuidando de nós dando as coisas para nós e a gente tem que administrar como fala a palavra dele se a gente for enterrar como fez o homem como que a gente tem ajuda de Deus precisamos colocar em prática toda palavra que o senhor dá para agradar ele obrigada amém

    1. Meu Senhor e meu Deus a cada dia minha fé aumenta em Ti Pai, pois Tu és fiel e nos ama muito e tem misercodia dos justos. Em nome de Jesus, meu Senhor e Salvador, Te agradeço Senhor pelas maravilhas que tem feito na minha vida e da minha família. Obrigado Jesus por me ajudar a multiplicar o nosso amor por Ti e a nossa fidelidade, pois sabemos que Tu és o caminho, a verdade e a vida, e e nos dará a vitória e a vida eterna.Toda honra e toda Glória a Ti meu Deus. Glória a Deus. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Amém!

  9. Glória a Deus,Deus meu dar-me senhor sabedoria e entendimento da tua palavra,que é o talento que o senhor Deus me deu,Deus é no nome do senhor Jesus Cristo que eu te agradeço pelo meu talento,eu amo muito ao senhor Deus,obrigado meu senhor por cuidar de mim de minha família,senhor Jesus Cristo eu confio em te senhor.

  10. Amém verdade temos que ser com pouco e muito a todo tempo , obrigada meu senhor Deus por tudo lhe dou glória em nome de Jesus Cristo meu senhor.

  11. Amém! Glória a Deus. Obrigado meu Deus por tudo o quão o Senhor é fiel, maravilhoso e misericordioso a Ti toda honra e toda glória agora e sempre.Louvado seja Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, Amém.Te amo Jesus de todo meu coração 🙏🙏

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *