Conselhos para jovens

Quando se trata de aconselhamento para jovens, o capítulo mais famoso da Bíblia é Eclesiastes 11, especificamente o versículo 9, que nos diz para nos alegrarmos em nossa juventude. Os próprios jovens cometem muitos erros, que podem causar cicatrizes pelo resto de suas vidas. Mas, jovem que lee esse artigo, o que você acha se der toda a sua juventude ao Senhor e andar sob a vontade Dele?

Vamos ver o que a Bíblia nos diz:

9 Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e alegre-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas essas coisas te trará Deus a juízo.

10 Afasta, pois, a ira do teu coração e remove da tua carne o mal, porque a adolescência e a juventude são vaidade.

Eclesiastes 11:9-10

A juventude é o auge da vida e não deve ser desperdiçada como tal. É óbvio dizer que em nossa juventude podemos fazer coisas que nunca poderemos fazer quando estivermos velhos e devemos ter isso em mente.

Muitos entendem mal o termo “Alegra-te” ou “alegre-se o teu coração”, escrito aqui, acreditando que isso tem a ver com os desejos desenfreados da carne, mas não é a interpretação correta, já que seria contraditório com outras passagens da Bíblia, como o capítulo cinco de Gálatas, que nos diz para não cumprir as concupiscências da carne.

O que significa que nossos corações se alegrem nos dias da juventude? Esse contexto não se refere ao mal, mas aos instintos humanos que são naturais em si mesmos, como: Compartilhar com amigos, desejos de ter uma família e filhos, ter uma vocação no futuro e desfrutar de eventos sociais. Tudo o que é mencionado faz parte da normalidade de cada jovem.

Agora, jovem, preste atenção na segunda parte do versículo: “e anda pelos caminhos do teu coração e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas essas coisas te trará Deus a juízo”. Não consigo imaginar esse versículo sem essa segunda parte, pois isso poderia criar muita confusão, pois o ser humano é especialista em coisas que são feitas à sua maneira sem consequências.

Jovem, o que isso significa é que, no meio de todas as suas atividades normais, dos desejos do seu coração e de tudo que você faz, você deve saber que existe um Deus no céu que julgará você. Aproveite a vida, regozija-se, mas há um Deus que observa todos os seus passos. Saiba também, jovem, que as decisões que você tomar hoje farão parte do seu futuro.

Para concluir, o versículo dez é um bom conselho, pois muitos, quando entram no belo estágio da juventude, sobem os fumo à cabeça e mostram certa atitude de raiva e começam a fazer as coisas sob a influência deste século.

Saibam, jovem, que a juventude é como uma flor que murcha, como a grama que se seca, como o vento que passa. Logo você estará tão velho que se olhará no espelho e nada dessa beleza permanecerá. Portanto, entregue sua adolescência e juventude a Cristo, pois somente nEle há vida plena.

Você também pode estar interessado em:

2 comments on “Conselhos para jovens

  1. Amém, glória seja dada ao nome de Jesus. Hoje com 61 anos de idade, olho para trás e vejo que desperdicei a minha juventude em coisas que não edificam o reino de Deus. Hoje tenho como aconselhar aos jovens a escolherem o melhor caminho. Os diversos tipos de drogas estão a ceifar a nossa juventude de uma forma rápida e cruel.
    Que Deu tenha misericórdia de nós e dos nossos filhos.

  2. É VERDADE. SENHOR TE CONHEÇO DESDE MINHA JUVENTUDE E NÃO ME ARREPENDO DE NADA,CADA DIA EM TUA PRESENÇA PRA MIM É UM PRIVILÉGIO. OBRIGADA MEU PAI POR ME AMAR TANTO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *